Resultado do Edital CoMciência

Sobre o Programa

Sobre o coMciência

O coMciência é o programa de divulgação científica do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal que, desde 2013, busca trazer temas atuais para debates, por meio de palestras e rodas de conversas, além de oferecer cursos ligados a temáticas científicas, mostras e feiras em parceria com instituições de ensino.

Como museu de ciência e tecnologia, a ideia é desmistificar a ciência como lugar intocável, de difícil compreensão ou distante do universo da maioria das pessoas. O programa, por meio de suas atividades, busca aproximar o público do conhecimento científico, tornando-o mais palatável, com temas da atualidade e uma linguagem acessível.

Em 2019, o coMciência ganha força com a primeira edição do “Edital CoMciência – Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia”, uma iniciativa de fomento do MM Gerdau à divulgação científica com a ocupação criativa, artística e propositiva do Museu como espaço de diálogo com a cidade e seus públicos, e a intenção de criar uma cultura da informação de arte, ciência e tecnologia.

Sobre o Museu

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências.

O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sede do Museu, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau.  O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas.

O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h, entrada franca. Para além da exposição permanente, o MM Gerdau oferece uma programação diversa e para todas as idades. Todas as atividades são gratuitas.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é patrocinado pela Gerdau, via lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

Edital

Sobre o Edital

(Texto curatorial de Alexandre Milagres e Tadeus Mucelli)

Elaborar questões, sobre tudo e sobre nós mesmos, é um dos principais elementos que nos transformou ao longo da história. Ponderar sobre o que está acima, abaixo, alhures no espaço ou invisível aos olhos, sobre o que nos rodeia, sobre nossas ações e suas consequências. Por meio de nossas perguntas e do que analisamos, aprendemos e criamos. Passamos a ter uma produção de conhecimento milenar que se desenvolveu ao longo das eras de forma contínua e vem se intensificando em nossas últimas décadas em volume e fluidez. No entanto, cabe a nós continuarmos esse processo em curso e refletir sobre quais indagações estão sendo feitas em nosso presente, e por que não, sobre quais questões o futuro nos reserva. Acreditamos que é no imbricamentos entre arte, ciência e tecnologia que essas novas formulações encontrarão terreno fértil para galgar seu espaço e voz.

Desde os tempos em que nos debruçávamos sobre os princípios e elementos primordiais na natureza, até os dias de hoje, quando nos vemos às voltas com as implicações trazidas pela relatividade geral, pela teoria quântica, as últimas pesquisas e experiências em  biotecnologias – e, por consequência, suas dimensões éticas e sociais – a Ciência se estabeleceu como um campo de saber determinante, seja no esclarecimento às dúvidas humanas sobre a natureza, ou em sua contínua busca por soluções e aprimoramentos, que nos levaram a diferentes desenvolvimentos tecnológicos ao longo da história, cujos atuais produtos permeiam cada vez mais nossa rotina e as relações com a vida em uma escala cada vez mais global.

Acompanhamos uma busca constante e interminável dos domínios técnicos pela nossa sociedade, que são possíveis e ampliados principalmente pelos processos culturais, experiências e conhecimentos acumulados na produção tecnológica, o que proporciona poderosas oportunidades de mudança a cada geração.

A Arte, parceira antiga da Ciência, acrescenta uma perspectiva essencial a esses processos, propondo novos espaços e narrativas ao uso das tecnologias, deslocando, assim, o nosso olhar para uma dimensão social e humana da ciência e de suas produções técnicas, reconectando-nos a elas, longe do lugar comum das tecnofilias e tecnofobias.

Arte e Ciência são parte de um mesmo dispositivo de ação humana, dos quais a imprevisibilidade e a suspeição de um corroboram para as afirmações e o rigor de respostas do outro. Em outras palavras, a resposta que buscamos diariamente em nossa complexa vida em sociedade pode estar na forma com que formulamos a nossa pergunta perante essa mesma sociedade. A arte sabe muito bem questionar e instigar a nossa reflexão, levando-nos por caminhos nem sempre óbvios, enquanto a ciência procura nos dar uma ponderável certeza sobre respostas e caminhos que precisamos seguir no intuito de solucionar nossas diferenças ou ao menos compreendê-las, assim como também faz a arte.

Leonardo Da Vinci, e muito bem outros grandes exemplos, souberam compreender que não havia distinções sobre as formas de conhecimento na produção de tecnologias, ciência e arte, sendo ambas compreendidas como algo capaz de mudar a realidade. Mas sim, conceberam que o conhecimento e a mudança real das coisas só seria possibilitada pela junção entre muitos pontos de observação e prática. Dessa forma, estudos como o que vem sendo feito sobre nanotecnologias, microbiologia, inteligências artificiais, astronomia, energias atômicas, telecomunicações, realidades virtuais, entre muitos outros, abrem-se a novas reflexões pela complementação das práticas artísticas e científicas.

É nesta perspectiva, na possibilidade de fronteiras invisíveis entre Arte, Ciência e Tecnologia onde atuou Da Vinci, que oferecemos o edital ComCiência como uma oportunidade de artistas e cientistas e demais criadores e pesquisadores, pessoas que desejam participar deste processo de formular novas questões, a escrevermos e re-escrevermos uma narrativa contextualizada de nossa contribuição à uma sociedade presente na era biotecnológica e pós-digital.

Leia Edital

O Edital CoMciência – Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia é uma chamada a artistas, cientistas e demais criadores e pesquisadores a proporem ocupações em espaços do MM Gerdau – Museu das Minas e Metal com projetos que transitem nos limites entre arte, ciência e tecnologia. O edital está em formato PDF e pode ser baixado por aqui para consulta.

Resultados

Inscrições

Institucional

Parceiros do Edital CoMciência - Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia
MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

FAD (Festival de Arte Digital) é um encontro de novas tendências das artes tecnológicas. Desde 2007, o Festival de Arte Digital vem difundindo os temas da Arte através de Novas Tecnologias. Neste período, o FAD foi premiado duas vezes nacionalmente pelo Ministério da Cultura sobre a exploração inventiva de novas tecnologias no campo da arte e da comunicação. Em 2018, realizou especialmente a primeira edição da Bienal de Arte Digital, com o tema “Linguagens Híbridas”, reforçando a reflexão sobre as aproximações entre arte, ciência e tecnologia, e com a missão de, a cada dois anos, valorizar o pensamento crítico sobre os processos digitais e tecnológicos da vida e na arte.

Ficha Técnica

Realização: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal.
Patrocínio: Gerdau
Apoio: CBMM

Direção: Márcia Guimarães
Assessoria Direção: Mateus Nogueira
Coordenação de Programação: Alexandre Milagres
Coordenação do programa coMciência: Marina Andrade
Coordenação de Comunicação: Paola Oliveira
Coordenação de Museologia: Carlos Jotta
Coordenação de TI: Alexandre Livino
Coordenação do Educativo: Suely Monteiro
Design: Ana Paula Costa Andrade
Assessoria de Imprensa: A Dupla Informação
Assessoria Digital: Sal Estúdio Criativo
Curadoria do Edital CoMciência: Alexandre Milagres e Tadeus Mucelli
Parceria: FAD – Festival de Arte Digital
Desenvolvimento do Website: Adapta Online