Futura Pele
Sobre

Futura pele é o título de uma pesquisa situada entre hipóteses artísticas e experiências tecno-científicas. Parte dela vem constituindo-se de peças de computação vestível, cultivo de um bio-tecido-pele e criação de algoritmos para estudo sobre o corpo e seus afetos.

​As roupas, assim como as nossas peles, são as nossas interfaces com o mundo. Elas podem receber, guardar e transmitir emoções, experiências e produzir significados.

Entendo a epiderme como sendo nossa primeira pele, que cobre e abarca todo o corpo. A roupa é a segunda pele, e desde os tempos mais remotos tem as funções de proteger e ornamentar. Chamo de Futura pele a camada tecnológica que vem sendo “cultivada” sobre e sob nossas epiderme e roupas.

As tecnologias vestíveis de monitoramento, ao nos mostrarem dados como: batimentos cardíacos, condução da pele, geolocalização, sons, movimentos do corpo, temperatura, entre outros, apresentam dados de intimidade, que têm sido usados inevitavelmente como controle de si mesmo, vigilância e auto-monitoramento, almejando os padrões de beleza e comportamento vigentes.

Tais informações capturadas pelo contato com a pele/tecido, nos permitem auto-monitorar/vigiar os nossos corpos 24 horas por dia.

Quando uma mudança de dados é recebida e registrada, os dispositivos podem
produzir automaticamente ações sobre a pele, como por exemplo micro-
vibrações ou alterações na sua cor. Assim, os dispositivos permitem às pessoas sentir
dados e obter um “sexto sentido” sobre seu corpo e seu contexto,  transformando a pele em uma interface para experimentação de dados. Esses trabalhos buscam explorar possíveis futuras peles-vestimentas, mais adaptáveis aos modos de ser contemporâneo, aos fluxos de informações e ao corpo em movimento. Trata-se de tecidos construídos por processos biológicos naturais, mas também técnicos.

Em sintonia com nossa pele humana, vai além da ideia de prótese para instinto, respondendo ao nosso corpo, ao corpo do outro e ao ambiente como algo vivo.

Thathiane Mendes - Futura Pele

Thathiane Mendes

Doutora em Poéticas Tecnológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente realiza pesquisa voltada para interfaces vestíveis, roupas interativas, joalheria digital, tecidos responsivos e biotecnológicos. A partir de práticas poéticas investiga as relações das tecnologias com o corpo, com a natureza, a linguagem das máquinas, as interações entre os corpos, enfim os aspectos de subjetividade humana resultantes dessas interações (os modos de ser e viver contemporâneos em sintopia com suas tecnologias). Combina diferentes mídias: dispositivos vestíveis, escultura, fotografia, desenhos, vídeos e gráficos para criar narrativas que muitas vezes se concentram em dimensões negligenciadas e misteriosas dentro dos ambientes tecnológicos. É professora pesquisadora na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e membro do CEDGEM – Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias. Foi fundadora da startup Triskel que se baseia na criação de acessórios e roupas com computação vestível. Triskel foi selecionada e premiada pela aceleradora SEED – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development.

Institucional

Parceiros do Edital CoMciência - Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia
MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

FAD (Festival de Arte Digital) é um encontro de novas tendências das artes tecnológicas. Desde 2007, o Festival de Arte Digital vem difundindo os temas da Arte através de Novas Tecnologias. Neste período, o FAD foi premiado duas vezes nacionalmente pelo Ministério da Cultura sobre a exploração inventiva de novas tecnologias no campo da arte e da comunicação. Em 2018, realizou especialmente a primeira edição da Bienal de Arte Digital, com o tema “Linguagens Híbridas”, reforçando a reflexão sobre as aproximações entre arte, ciência e tecnologia, e com a missão de, a cada dois anos, valorizar o pensamento crítico sobre os processos digitais e tecnológicos da vida e na arte.

Ficha Técnica

Realização: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal.
Patrocínio: Gerdau
Apoio: CBMM

Direção: Márcia Guimarães
Coordenação de Programação: Luciana Amormino
Coordenação do programa coMciência: Marina Andrade
Assessoria de Comunicação: Paola Oliveira
Design: Ana Paula Costa Andrade
Assessoria de Imprensa e Digital: Rede Comunicação
Curadoria do Edital CoMciência: Alexandre Milagres e Tadeus Mucelli
Parceria: FAD – Festival de Arte Digital
Desenvolvimento do Website: Adapta Online